Deixar de fazer as coisas para mais tarde não é algo lógico e correto. Então por que isso acontece ? E como podemos acabar com a procrastinação ?
Para solucionar essas perguntas foi necessário fazer uma série de pesquisas analisando a mente de um não procrastinador e de um procrastinador. E por fim, chegamos a essas conclusões.
Mente de um não procrastinador
O resultado dos estudos, mostrou que, a mente de um não procrastinador é, basicamente, guiada pelo, o que chamamos de tomador de decisões racionais.
O tomador de decisões racionais é algo muito importante porque ele que dá a habilidade de fazer algo único. A habilidade de visualizar o futuro e de fazer de tudo que seja necessário para alcançar essa visão.
Já a mente de um procrastinador, é perturbado a cada segundo pelo o que chamamos de macaco da gratificação instantânea.
Esse maldito macaquinho causa uma confusão na nossa mente porque ele sempre busca a diversão e a comodidade. Funcionando da seguinte forma, quando decidimos fazer algo produtivo esse macaco sempre vai estar lá e dizer um "NÃO" e dar uma outra sugestão.
Essa sugestão sempre será algo totalmente estranho e não produtivo. Isso acontece porque, o macaco, não tem conhecimento do passado e nem metas para o futuro.
Equilíbrio na mente
Ficou bem claro que nós temos então essas duas partes na nossa mente. A primeira que só quer diversão. E a outra mais lógica que só faz aquilo que faz sentido ser feito.
Com isso, é necessário buscar um equilíbrio entre essas duas partes. Nesse sentido, precisamos se divertir com a vida e, ao mesmo tempo trabalhar para alcançar o nosso desejo para o futuro.
Parquinho da confusão
O parquinho da confusão é quando deixamos o macaco da gratificação instantânea no comando da nossa cabeça. Acho que já da para imaginar o que acontece quando ele está no comando.
Perderemos horas mexendo em todas as redes sociais possíveis. Ficaremos caminhando de um canto para o outro sem fazer nada. Diante disso, é bem notório que não podemos deixar que isso aconteça.
Produtividade chata
O sonho de todo mundo é ser produtivo(a) ao extremo. Em uma primeira impressão, isso parece uma grande maravilha. Porém, isso é sem dúvida uma grande coisa chata.
Esse modo nos deixa igual um robô pensando somente em nosso futuro e desperdiçando o nosso presente. Por isso, é essencial ter um equilíbrio vivendo uma vida produtiva e divertida.
Fim da procrastinação
Ok, ficou bem claro que precisamos buscar um equilíbrio. Agora a dúvida é como podemos sair dessa zona de conforto e chegar uma produtividade equilibrada.
Bem, tem mais uma parte do nosso mente que se chama monstro do pânico. Ele fica grande parte do tempo adormecido, mas ele acorda sempre um prazo chega muito perto ou existe um risco.
O mais importante é que ele é única coisa de que o macaco tem medo. Nesse sentido, quando o prazo está próximo ele chega e assusta o macaco e, colocando toda a pressão em cima da gente.
Assim, o tomador de decisões racionais fica louco. Então nesse momento, exatamente nesse momento, em que tornarmos realmente produtivos, quando chegamos próximo do limite.
Esse é o segredo para o fim da procrastinação, colocar prazos em tudo. Assim, os efeitos da procrastinação ficam restritos ao curto prazo por causa do monstro do pânico.
Conclusão
Como esse modo meio cómico de explicação, espero que você se torne mais produtivo aproveitando a caminhada. Além disso, acabe um pouco com a procrastinação agora.
Obrigado, é sempre bom ter você aqui, e se tiver alguma sugestão, deixe no comentário !
0 comments:
Postar um comentário