Para adotar um estilo de vida saudável, que traga qualidade de vida, é necessário, além de uma alimentação saudável, fazer atividade física. Muita gente conhece os benefícios de se exercitar, principalmente, na redução ou manutenção o peso, mas, então, por que é tão difícil deixar o sedentarismo de lado ?
Sabemos que a preguiça e a falta de disposição, especialmente para quem convive com uma rotina corrida, podem contribuir para que você não consiga incorporar a atividade física ao seu dia a dia. Porém, independentemente da sua idade, saiba que é preciso mudar essa história.
Precisa de uma forcinha para começar a fazer atividade física e cuidar melhor da saúde ? É só continuar a leitura e acompanhar o guia que preparamos para você !
Faça algo que goste
Quando falamos em fazer atividade física, não estamos nos referindo, necessariamente, aos exercícios de musculação ou esteira. Algumas pessoas não começam a se exercitar porque dizem não gostar do ambiente de academia e dos equipamentos, mas ninguém precisa fazer exercício físico em uma academia.
Aliás, não caia no erro de começar algo de que você não goste. Além de deixá-lo irritado e sem motivação, isso vai fazer com que você pare rápido, voltando a ter uma vida sedentária.
Reflita sobre as atividades que você realmente tem prazer em fazer. Pode ser futebol, natação, hidroginástica, basquete, dança e muitos outros. O importante é gostar de realizar o exercício físico, para ter o compromisso de incluí-lo na rotina.
Não use a falta de dinheiro como desculpa
A prática de exercício físico tem uma série de benefícios, então comece a se exercitar. Muitas pessoas dizem que não conseguem pela falta de dinheiro. Mas será que sempre é preciso pagar uma mensalidade para se movimentar ?
Você pode fazer caminhadas no seu bairro ou em alguma praça, verificar se há programas gratuitos de esporte em seu município ou até mesmo fazer exercícios em casa.
Crie metas e recompense
O recomendado nessa situação é propor metas que sejam realistas. Você não vai pensar em algo que seja impossível de ser realizado, pois o plano pode ir por água abaixo. No caso das recompensas, o ideal é não ser premiado com comida, já que o objetivo é ter uma vida com mais saúde.
Procure companhia
A dica é arrumar companhia para se exercitar: um amigo, o vizinho, o colega de trabalho ou até mesmo um familiar, para que você possa bater papo e descontrair enquanto cuida da sua saúde.
Vocês podem frequentar a academia juntos ou se encontrar para uma caminhada ou corrida. Ter uma pessoa para compartilhar esse momento ajuda no comprometimento com a atividade.
Encaixe na sua rotina
Para não ter estresse na hora de fazer atividade física, incorpore-a à sua rotina. Caso você só consiga caminhar no período da noite, estabeleça o horário para essa prática nesse turno. É importante mexer o corpo em qualquer situação do seu dia a dia.
Comece devagar
Não adianta querer obter a melhor performance logo que você inicia o exercício físico, caso seja sedentário. Além de sofrer com dores no corpo, há um grande risco de lesões.
Então, comece com atividades leves e, aos poucos, vá aumentando a intensidade. Se a sua ideia é andar de bicicleta, por exemplo, comece com um trajeto pequeno, evitando muitas subidas.
Pare de se sabotar
Você é o responsável por cuidar da sua própria saúde. Por isso, não invente desculpas para deixar de se movimentar. Como tudo na vida, é preciso força de vontade para que dê certo. Quando você sentir os benefícios para o corpo e até para sua autoestima, vai perceber que fez a escolha certa.
0 comments:
Postar um comentário